A Narração é um relato centrado num fato ou acontecimento; há personagem(ns) atuando e um narrador que relata a ação. A narração é um tipo de texto marcado pela temporalidade. Ou seja, como seu material é o fato e a ação que envolve personagens, a progressão temporal é essencial para seu desenrolar: As ações direcionam-se para um conflito que requer uma solução, o que nos permite concluir que chegaremos a uma situação nova. Portanto, a sucessão de acontecimentos que leva a uma transformação, a uma mudança, e a trama que se constrói com os elementos do conflito desenvolvem-se necessariamente numa linha de tempo e num determinado espaço.Enquanto uma narração faz progredir uma história, a descrição consiste justamente em interrompê-la, detendo-se em um personagem, um objeto, um lugar, etc. Caracteriza-se por ser um “retrato verbal” de pessoas, objetos, animais,sentimentos, cenas ou ambientes. Entretanto, uma descrição não se resume à enumeração pura e simples. O essencial é saber captar o traço distintivo, particular, o que diferencia aquele elemento descrito de todos os demais de sua espécie.
Elementos básicos de uma descrição:
nomear, identificar: dar existência ao elemento (diferenças e semelhanças);
localizar, situar: determinar o lugar que o elemento ocupa no tempo e no espaço;
qualificar: testemunho do observador sobre os seres do mundo;
A qualificação constitui a parte principal de uma descrição. Qualificar o elemento descrito é dar-lhe características, apresentar um julgamento sobre ele. A qualificação pode estar no campo objetivo ou no subjetivo. Uma forma
muito comum de qualificação é a analogia, isto é, a aproximação pelo pensamento de dois elementos que pertencem a domínios distintos. Pode ser feita através de comparações ou metáforas.
objetiva: sem impressões do observador, tentando maior proximidade com o real;
subjetiva: visão do observador através de juízos de valor;
Principalmente descrever o cenário em sua maior essência, colocar elementos nele e coisas cotidianas, dar vida à ele e não deixá-lo simplesmente mais uma sala ou “dungeon” cheia de inimigos e sem nada. Por exemplo, como se deve colocar em uma sala uma chave importante que dará passagem aos jogadores ao próximo nível?
“Você passa a porta e chega em uma sala e na sala tem uma chave......”
Errr....fico meio sem graca não é? Tentemos novamente...
“Ao cruzar a porta você chega à uma sala. Ela é ampla e mal iluminada, uns 10x10 metros, você não consegue enxergar suas extremidades com clareza e pode notar alguns vultos de alguns entulhos encostados no que você julga ser as paredes, em seu interior um cheiro forte de mofo impregna todo o ambiente causando um mal estar enorme, mais ainda é suportável, ao fim dela, você pode ver um fio de luz pequeno no chão, vindo de um canto que você não pode enxergar perfeitamente, mas sabe que aquela fresta e aquela luz são de uma porta, do outro lado, vozes baixas e uma música suave pode ser notada. Exatamente no meio da sala existe uma chave jogada,uma chave pequena parecendo mais uma chave de armário, atrás dela tem as iniciais AW e não tem chaveiro ou argola, apenas a chave crua, prata...”

Como você descreveria a cena acima...?
Logicamente a diferenca é enorme, e a qualidade também passa a ser. Após uma boa descrição do ambiente e cenário, qualquer jogador passa a “interpretar” melhor suas cenas, passa a prestar mais atenção no que faz e melhora seu desempenho em jogo.
Elementos básicos de uma descrição:
nomear, identificar: dar existência ao elemento (diferenças e semelhanças);
localizar, situar: determinar o lugar que o elemento ocupa no tempo e no espaço;
qualificar: testemunho do observador sobre os seres do mundo;
A qualificação constitui a parte principal de uma descrição. Qualificar o elemento descrito é dar-lhe características, apresentar um julgamento sobre ele. A qualificação pode estar no campo objetivo ou no subjetivo. Uma forma
muito comum de qualificação é a analogia, isto é, a aproximação pelo pensamento de dois elementos que pertencem a domínios distintos. Pode ser feita através de comparações ou metáforas.
objetiva: sem impressões do observador, tentando maior proximidade com o real;
subjetiva: visão do observador através de juízos de valor;
Principalmente descrever o cenário em sua maior essência, colocar elementos nele e coisas cotidianas, dar vida à ele e não deixá-lo simplesmente mais uma sala ou “dungeon” cheia de inimigos e sem nada. Por exemplo, como se deve colocar em uma sala uma chave importante que dará passagem aos jogadores ao próximo nível?
“Você passa a porta e chega em uma sala e na sala tem uma chave......”
Errr....fico meio sem graca não é? Tentemos novamente...
“Ao cruzar a porta você chega à uma sala. Ela é ampla e mal iluminada, uns 10x10 metros, você não consegue enxergar suas extremidades com clareza e pode notar alguns vultos de alguns entulhos encostados no que você julga ser as paredes, em seu interior um cheiro forte de mofo impregna todo o ambiente causando um mal estar enorme, mais ainda é suportável, ao fim dela, você pode ver um fio de luz pequeno no chão, vindo de um canto que você não pode enxergar perfeitamente, mas sabe que aquela fresta e aquela luz são de uma porta, do outro lado, vozes baixas e uma música suave pode ser notada. Exatamente no meio da sala existe uma chave jogada,uma chave pequena parecendo mais uma chave de armário, atrás dela tem as iniciais AW e não tem chaveiro ou argola, apenas a chave crua, prata...”

Como você descreveria a cena acima...?

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