sábado, 21 de agosto de 2010

Preguiça...

O que fazer nessas horas?? descubra a seguir:

Invente um Torneio
Essa é clássica. Akira Toryama vivia fazendo isso em Dragon Ball. Sem vontade de planejar algo muito detalhado? Jogue um torneio no meio da história. Vai consumir uma boa seção de jogo com várias lutas empolgantes e alguma ação. Além de render XP pela pancadaria talvez valha algum prêmio bacana que os heróis precisam, como algum artefato ou dinheiro. Isso por si só já irá motivá-los para participarem.

Para evitar que os personagens sejam derrotados logo nos primeiros minutos, jogue oponentes fracos contra eles. E não precisa nem de ficha. Use as estatísticas de jogo de Kobolds e Goblins nas primeiras rodadas e os descreva como pessoas fracas, com cara de rato e aspecto doentio. Além de renderem algum roleplay poderão se tornar personagens recorrentes em aventuras futuras. ( Lembra de mim? Sou o Nilbog que você derrotou no Torneio da Cidade Azul )

Dungeon com Loop Infinito
Essa é sacana. Pegue a dungeon que foi vencida pelos heróis na aventura passada e a vire de ponta cabeça. Os personagens invadem a mesma masmorra começando pelo salão onde inicialmente ocorreu a batalha final e voltam por ela até a entrada, onde agora será a saída.

Se a aventura terminar muito rápido, coloque-os para girar lá dentro, voltando e voltando para o ponto inicial, mudando uma ou outra descrição do lugar. Uma lareira, um armário, um buraco no chão… basta descrever qualquer outro detalhe para todo o lugar parecer novo. Seria legal também variar os monstros, para não ficar tão na cara que você está reciclando a aventura.

Mestre uma Aventura Pronta
É pra isso que elas existem. Se a preguiça for muita mesmo e nem vontade de ler você tenha, use alguma que você já tenha narrado no passado. Invente algum motivo para o retorno do vilão final (ele regressou como um zumbi, seu filho assumiu o covil abandonado ) e faça os personagens voltarem pelo mesmo caminho. As armadilhas também podem ser as mesmas, desde que os truques da primeira vez não possam ser reutilizados. Mesmo vilões capengas aprendem com seus erros.

Faça os Jogadores Mestrarem para Você
Essa eu uso com frequência. Traga algum momento do background dos personagens de volta e os faça reagir à isso, contando como o evento ocorreu em seu passado. O retorno de um irmão perdido pode render uma história dos motivos para seu desaparecimento, o pai daquele personagem que achava que era órfão (99% dos PCs são órfãos no fim das contas) regressa e busca o perdão do filho, um monstro inimigo conquistado no passado retorna e clama por vingança, queimando e atacando as vilas por onde os personagens já passaram… vale tudo para obrigar os jogadores a ficarem narrando suas histórias de vida enquanto você só ouve.

Jogue todo mundo numa realidade alternativa.

Por algum motivo que você irá pensar mais tarde, todos os personagens acordaram ou foram parar em uma realidade insana onde coisas sem lógica ocorrem. Vire aleatoriamente as páginas de seu livro de monstros e jogue qualquer bicho para eles matarem. Narre sobre estradas que levam para o lugar de onde sairam, raças que até então não existiam no seu mundo de jogo, enfim, qualquer coisa. Não se preocupe em explicar, apenas grite alguma coisa, diga que o monstro surgiu e espere os personagens atacarem.

Se tudo der certo, eles vão acabar discutindo entre si sobre as possibilidades do porque aquilo tudo estar acontecendo. Assim que chegarem em alguma idéia criativa, adote-a como sendo o motivo daquilo tudo sem nunca revelar que não tinha pensado nisso até agora e seja feliz.

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