terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Conheça The Shotgun Diaries

     Você é do tipo que adora historias sobre zumbis e consegue passar o filme inteiro sem piscar? Adora a sensação de euforia causada pela possibilidade da morte iminente? É louco de vontade de pegar uma espingarda ou um taco de baseball e sair pelas ruas exterminando os malditos comedores de cérebros? Então você precisa conhecer o RPG The Shotgun Diaries!
    Esse fantástico sistema criado por John Wick e por Nick Watts foi feito unicamente para jogar RPGs sobre o apocalipse zumbi de um jeito que você jamais esquecerá, ou sobreviverá... 

A Narrativa
     Em The Shotgun Diaries como em qualquer outro RPG, existe um narrador/mestre porém o papel do mestre não é apenas descrever cenários e criar enredos... Em The Shotgun Diaries o mestre está literalmente contra você! Sim ele tentará matar seu pobre e indefeso personagem a todo custo e caberá a você impedir isso! Esqueça cenas românticas, esqueça enredos sentimentais ou estórias cheias de reviravoltas, pois aqui o que vale é o famoso salve-se quem puder.
Em The Shotgun Diaries não é apenas o narrador quem narra o jogo, os jogadores também têm seus momentos de levar a narrativa. Isso é provavelmente a coisa mais original desse sistema, afinal o jogador também mestra!
    Em determinadas situações seu personagem estará exposto ao que o sistema chama de RISCO, seja porque ele vai tentar uma incursão ao mercado infestado de zumbis em busca de comida ou porque ele vai tentar fazer ligação direta em um carro para fugir; isso são riscos, situações perigosas onde o personagem provavelmente terminará morto e nessas horas você fará um TESTE.

Os Testes
     A mecânica do teste é extremamente simples o que torna o jogo fácil de ser jogado, e infelizmente dá grandes chances a fracassos e a eventual morte do personagem ( novidade ).
Os personagens são divididos em TIPOS que determinam as habilidades dos mesmos. Caso a habilidade do personagem seja compatível com o que ele deseja fazer, então ele tem direito a 4 dados de 6 faces para rolar, e caso tire pelo menos um 6 ele passou.
    Exemplo: Fulano quer arrombar uma porta com um chute, e seu tipo de sobrevivente ( como são chamados os personagens ) é FORTE, o teste está dentro das habilidades do personagem pois chutar uma porta é algo que exige força, logo ele tem direito aos 4 dados, e se tirar pelo menos um 6, O JOGADOR narrará como a coisa aconteceu, e ai tudo são flores... mas se falhar... o NARRADOR dirá como as coisas fluíram e ai ...sem comentários.

-->
Tipos
Talento
Forte
Tudo relativo a esforço
Rápido
Fuga, afinal tem coisa melhor pra fazer em caso de zumbis?
Engenhoso
Improvisos e engenhocas
Sorrateiro
Passar despercebido, outra coisa ótima para se fazer em caso de ataque zumbi
Perigoso
Atirar, Matar, Destruir não necessariamente nessa ordem... em resumo “Kill Them all”
Indefeso
Você não faz absolutamente nada, mas inspira os outros a fazerem as coisas melhores
 
     O sistema de jogo de The Shotgun Diaries é extremamente simples e a ficha de personagem não leva mais do que 30 segundos para ficar pronta, pois ela se constitui apenas do nome e do tipo do sobrevivente, e possíveis particularidades, nada de perícias, atributos ou vantagens, você é só mais um cara normal tentando escapar da morte certa e diga-se de passagem, com poucas chances.
     Em The Shotgun Diaries o narrador (que está louco pra matar seu personagem) conta com um artifícios para acabar com a sua alegria, mas você também tem os seus pra mostrar pra ele que você é osso duro e não vai morrer para os malditos comedores de cérebro tão facilmente.
Os recursos são coisas que seu personagem achou e que são úteis para se proteger, como armas, remédios, armas, proteções, armas, comida e é claro, armas. Existem 2 tipos básicos de recursos:
  • ABRIGO: Em caso de ataque de zumbis, nada melhor que ter um abrigo seguro. Essa segurança é medida pelos recursos que existem nesse abrigo, como comida, munição, remédios etc. Cada recurso existente te rende 1 ponto de recurso, que você pode “gastar” a qualquer momento para comprar um sucesso automático em um teste de risco, embora isso reduza o nível se segurança do abrigo, equivale a usar aquele pente de balas que estava guardado pra dar fim em um zumbi, você ganha um sucesso automático mas obviamente, gasta o recurso.
    Muito útil não acham?
  • EQUIPAMENTOS: Eles servem para diminuir a dificuldade em testes, permitindo que você tenha sucesso não apenas com resultados 6, mas 5 ou mesmo 4 a depender. Ex: arrombar uma porta é difícil, mas se você tiver um Pé de cabra as chances melhoram!
    Os equipamentos não são “gastos” como os recursos do abrigo e não podem comprar sucessos em testes.
RELÓGIO ZUMBI: Esse contador marca a quantidade de zumbis que estão se acumulando nas proximidades do jogador, quando esse valor superar numericamente o valor da soma de recursos do abrigo, os zumbis invadem... CORRA!
COMPLICAÇÕES: Essa maldita trapaça do narrador permite que ele gaste um ponto do relógio zumbi dele para fazer algo dar errado pra você! Assim como gastar recursos compra sucessos, gastar pontos de relógio zumbi compra complicações.
Ex:
 
“Parabéns Jogador você encontrou uma arma! Agora você poderá se salvar dos zumbis que estão atrás de você!”

“Infelizmente sua arma travou na hora errada... lamento.. faça outra ficha por favor” 
*mestre de The Shotgun Diaries gastando um ponto do relógio zumbi para complicar a vida do jogador*

    Até ai tudo muito parece bem não é? Pois bem, o problema é que a cada dia o relógio zumbi aumenta seu valor em 1 e os recursos diminuem em 1, e outro detalhe é que o sistema sugere que um dia de jogo seja equivalente a apenas 10 minutos na vida real, ou seja, ESQUEÇA AQUELA PAUSA PRA PENSAR NO QUE FAZER!
     Agora as coisas não parecem mais tão justas não é? Mas não se preocupe, pois você não estará sozinho! Sempre que seu personagem estiver agindo em grupo, caso ele seja capaz de fazer um teste de risco, ele contará com um dado adicional para cada membro do grupo além dele!  Pelo menos isso não é? Por isso seja espero e evite entrar em grupos onde todos são fortes ou rápidos.... isso vai levar você a uma morte sanguinolenta bem rapidamente!
     Seu personagem também sofrerá emocionalmente com toda essa estória de zumbis por todo lado, isso é chamado MEDO, seu personagem começa com medo 1 e a cada vez que ele sofre um trauma ou susto haverá um teste rolando um d6, caso o valor do dado supere seu valor de medo, você ganhará mais 1 em medo. E dai? Dai que a cada teste que você faz, você terá entre seus dados os "dados de medo" ( se você tiver medo 3, dos seus 4 dados, 3 serão de medo ) e se UM dos dados de medo, que devem ser "marcados" previamente, obtiver um 6,  seu personagem sucumbe ao medo e foge, salvando apenas a própria pele e deixando os companheiros pra trás!... Normalmente eles consideram isso como traição, então cuidado com a retaliação!
     E é claro que devemos lembrar uma coisa muito importante... normalmente zumbis são lerdos e burros... mas nem sempre! Em jogo sempre que um personagem jogador morrer ele se tornará um zumbi, porém esse zumbi manterá suas habilidades e somará a elas os poderes de zumbi, gerando zumbis apelativamente fortes contra os quais apenas uma espingarda calibre 12 pode não ser o bastante...
     Gostou? Provavelmente sim, afinal se você leu até aqui deve ser mais um fanático por zumbis, sendo assim esteja a vontade para experimentar esse cenário terrível onde você dificilmente durará uma sessão inteira, delicie-se matando zumbis e usando toda sua esperteza para escapar da sede de sangue do narrador e lembre-se de contar suas balas!
     E mais uma coisa antes que você pegue sua Shotgun e vá para a guerra, o nome Shotgun Diaries se deve ao fato de que ao final de cada dia você pode escrever em seu diário os fatos ocorridos e isso dará bônus ao seu grupo. Ex: "Fulano é ótimo com armas". Isso fará com que no dia seguinte o "Fulano" tenha um dado adicional ao consertar armas por exemplo.
     Pronto ? Entendeu tudinho? Não? Já era! O tempo acabou, os zumbis estão vindo! Pegue sua Shotgun e vá a luta sobrevivente!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário