Mega Drive, Super Nintendo, Neo Geo, Game Boy e entre outros. Sim, estes vídeo games fazem falta, mas nada como os emuladores para amenizar esse sentimento. Recentemente (09/02), zerei um jogo de RPG do Super Nintendo, o Breath of Fire (o da imagem abaixo). Como eu não lembro muito bem de como era jogar nestes vídeo games, pois era muito novo, os emuladores me trazem de volta à alegria que sentia há anos atrás. Com vocês também??
O primeiro emulador foi criado em 1964 por Larry Moss, na época funcionário da IBM, consistindo em um Software que fazia com que os programas criados para o 7070 mainframe rodassem na mais nova linha de computadores da IBM, os System/360.
O emulador foi um sucesso e ajudou bastante o System/360 a se tornar um best-seller na década de 1970.
Popularização
A popularização dos emuladores veio junto com a Internet e os emuladores de vídeo games. As imagens extraídas de cartuchos de vídeo games são chamadas de ROMs e aliadas à programação em baixo nível de jogos para sistemas antigos tornou fácil a possibilidade de criação de emuladores de sistemas como o Chip-8 e depois de vídeo games mais populares como o Atari 2600 e NES.
Apesar de um emulador nem sempre ser a coisa mais fácil de configurar, com pouco conhecimento hoje já é possível rodar um jogo de Playstation em um PC através de um emulador sem muitos problemas, muitas vezes até com qualidade superior ao próprio vídeo game, já que podem-se aplicar efeitos como anti-aliasing que o vídeo game não possui e rodar os jogos em resoluções muito mais altas que o original
A verdade é que, sem eles, nossa infância estaria perdida e não poderíamos relembrar os bons e velhos jogos.
~Espero que vocês tenham gostado desta mini-matéria (kkk'). Dúvidas, críticas ou sugestões, podem comentar!! \o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário